A relação entre gatos e a água corrente

Felinos têm uma natureza muito sistemática e curiosa, somos cheios de manias, e uma das que mais intrigam nossos humanos é nossa paixão pela água corrente e alguns casos água do piso do banheiro pós-banho humano.

cat drinking

Muitos se preocupam e se perguntam se essa nossa mania pode significar alguma carência de água, gostaria de lembrá-los que nós gatos somos originalmente criaturas do deserto, e nossos rins possuem uma boa capacidade de concentrar a urina e absorver o máximo possível de água. Um gato não costuma ir à vasilha de água com a mesma frequência que um cachorro.

Porém em alguns casos é bom que os humanos fique de olho em nós:

(1) se um gato idoso aparenta beber mais água que o costume;

(2) tentar erguer a tampa de um vaso sanitário, ou pede água com frequência;

(3) faz mais xixi que o comum;

(4) ou a vasilha de água fica vazia muito rápido

Nesses casos leve seu gatinho ao veterinário e procure saber se ele está realmente saudável, existem várias doenças que prejudicam o equilíbrio entre a sede e a ingestão de água.

Muitos humanos têm como hábito deixar que seu gato entre no box do banheiro e lamba os respingos de água do chão, bom em realção a isso fãs: a água da pia pode, do box não! O respingos de água do banho humano é uma água suja e imagino que você não deixaria seu filhote humano beber dela correto? Os resquícios de sabão e sujeira naquela água podem ser prejudiciais à nossa saúde, por favor, por mais que estejamos implorando, não nos deixe cometer esse erro!

Porquê fazemos isso?

A resposta é simples meus fãs, instintos de sobrevivência.

Na natureza água parada não é vista como saudável, é incrível, mas desde os nossos ancestrais esse conhecimento faz parte do nosso ser.

Antigamente nossa dieta era apenas carnívora, e a maior porção de água consumida estavam no alimento, e o hábito de continuar procurando água com aparência saudável (corrente), continua em nós.

tiger

Incentivando o consumo de água:

cat fountain

  • Deixe a água longe da ração e da caixa de areia: erro comum entre os humanos, apenas lembrem-se que na natureza um animal morto (comida) perto da água não é saudável, e nós sabemos disso! O mesmo em relação a caixinhas de areia.
  • Água limpa e fresca: troque pelo menos uma vez ao dia.
  • Mude a temperatura: pedras de gelo são bem vindas, e não deixe a água no sol porque ninguém gosta de água quente humanos.
  • Bebedouros de água corrente: a solução para os humanos que não tem paciência pra ficar abrindo torneira toda hora, e tudo bem, eu entendo que é chato. Esses bebedouros são sensacionais para o incentivo e existem vários modelos no mercado, além de ser possível fazer em casa também (vou colocar um video do youtube ensinando).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s