Yuri, mieu irmião azul

gato azulEsse é mieu irmião Yuri Gagari, ele já tem doze anos… Ou como minha tia engraçada diz: “uma dúzia de anos”.

O Yuri chegou aqui em casa bebezinho que nem eu, sempre foi muito bagunceiro. E como todo gato escolhe seu tutor ele escolheu minha avó Cláudia.

Há alguns anos atrás ele foi diagnosticado com problema renal, em decorrência disto ele toma soro subcutâneo 2x por semana desde então.

O problema do Yuri é que ele fica muito bravo com essa história chata de ser furado, e sempre morde minha mamãe e a Marilene, (que trabalha aqui em casa e ajuda a cuidar da gente), durante o procedimento. 

Para evitar os machucados e o stress minha miãe coloca uma focinheira de gato (uma máscara que cobre todo o focinho) nele na hora de dar o soro, o problema que tem dias que isso não adianta, e ele briga tanto que chega a enganchar o dente no tecido da máscara.

Há algumas semanas atrás, Yuri começou a aparecer pela casa com a boca aberta, língua de fora e aos poucos foi entortando. 

Claro que ficamos preocupados e corremos para a clínica veterinária, onde ele tirou um raio-x e descobrimos que ele tinha uma luxação na mandíbula.

Procuramos um especialista e encontramos a Dra. Lívia, odontologista do Hospital Veterinário Clemenceau de Brasília. O que foi ótimo porque ela nos transfere muita confiança e tem estado muito presente durante um tratamento complicado!

gato sondaImaginamos que a culpa tenha sido algum episódio com a máscara, mas a veterinária também não descarta outras possibilidades. Ela inclusive perguntou se ele havia caído quando bebê, de acordo com ela um machucado não curado na infância pode trazer problemas como esse mais na frente.

Bom resumindo, para arrumar a boca do Yuri, os veterinários arrumaram a mandíbula dele e prenderam com resina no dente. Ele vai ficar assim com a boca fechada durante 30 dias, que é o tempo dele se curar da luxação e tudo ficar legal!!

A parte chata de tudo isso é que durante esses trinta dias, o Yuri aquele gato super comilão que disputava comida comigo em todas as refeições, agora se alimenta apenas por sonda.

Mas a gente sabe uma coisa, esse menino é forte e nada melhor do que os cuidados em casa, muito carinho e paparicação para ele logo logo aparecer pela casa roubando a comida do mieu prato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s