Um novo olhar sobre o gato – Novas culturas

Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

No post anterior dessa série comentei sobre nossas dificuldades durante a Era Cristã, hoje vou contar nossa vida em outras duas culturas, veja como nos recepcionaram…

  • cultura islâmica

Se sob o catolicismo nós gatos vivemos dias de cão, na cultura islâmica há relatos de que a vida de Maomé teria sido salva por por seu felino de estimação.

Conta-se que o profeta estava em casa, e, sem que ele percebesse uma cobra se aproximou para atacá-lo. O gato consegui matar a cobra antes do bote. O profeta então teria acariciado e abençoado o bichano, e, por isso, a partir desse dia todos os gatos ganharam a habilidade de cair “sempre” em pé.

  • cultura nipônica
Foto: sxc.hu

Foto: sxc.hu

Essa amizade também influenciou a cultura nipônica. No Japão o gato Maneki-Neko (aquele engraçado das boas vindas de patinha levantada), é símbolo de boa sorte.

Reza a lenda que, há muitos anos, esse gato estava parado na frente do templo Gotoku-ji. Ao ver um senhor feudal teria acenado e atraído o homem para dentro, livrando-o de um raio que cairia logo depois. Assim Maneki-Neko é considerado a encarnação da deusa da misericórdia.

Em breve voltaremos com nossa série de informações para contar como funcionou o desenvolvimento de nossas raças felinas até os dia de hoje.

Anúncios

Um comentário sobre “Um novo olhar sobre o gato – Novas culturas

  1. Pingback: Top 5 posts de Agosto | Momentos de Glória

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s