Cortando as unhas…

Então, momento beleza com Glorinha hoje, vamos cuidar das unhas comigo?

Na natureza nossas garras são tudo né? Defesa, demarcação de território, escaladas, e por extinto precisamos afiá-las sempre, para tirar aquela camada gasta e deixar sempre aquela pontinha bonita que minha miãe gosta de tirar contra minha vontade.

A verdade é que moro em um apartamento com vários outros irmãos, meus humanos e alguns amigos aparecem eventualmente para lar temporário, e para minhas garras “mortais” não machucarem ninguém é importante apará-las sempre.

Aqui em casa essa rotina de cortar unhas acontece em média a cada 10 dias, eu sou uma menina educadinha e não arranjo muita confusão nessa hora, mas alguns dos meus irmãos ficam com muita raiva, brigam e até machucam minha miãe, então é preciso tomar cuidado.

Vamos as dicas? 

1- Tente sempre acariciar nossas patinhas no dia a dia, quando estiver brincando ou acariciando nossas cabecinhas no colo. Isso ajuda a deixar a gente confortável toda vez que você pega nessa área.

2- Alguns gatos precisam de paciência, apare 2 a 4 unhas por vez pra não estressar.

3- Tente segurar meu amigo gatinho de forma confortável, faça carinho, converse e deixa ele se sentir bem.

4- Lembre-se de deixar ele de costas para você. Segure a pata em sua mão, com os dedos em baixo e o polegar em cima. Aplique uma pressão gentilmente em um dos dedos para que a unha fique exposta e mais visível. 

Essa é a hora de vocês humanos conhecerem as nossas garrinhas. Observe a parte grossa, que fica mais perto do dedo, essa parte é bem rosadinha. 

linha de corte unha de gato

Por favor humanos, NUNCA cortem essa parte. Ali tem sangue e nervos, dói muito.

Se você atingir acidentalmente, estanque o sangue o mais rápido possível, no geral passa em 5 minutos, se não parar procure um veterinário.

Existem produtos adequados em pet-shops também.

5- Ah, não se esqueça de dar um agrado pro seu gatinho depois disso, relacionamos bem os momentos com as situações agradáveis então tenha em mãos um petisco por favor. 

Quanto ao cortador de unha indico os cortadores com mola, nós gatos somos ótimos na arte da fuga quando queremos, esse tipo de cortador faz com que seja tudo mais rápido, fácil e menos traumático.

cortador de unha com mola

Observem no vídeo a minha miãe cortando minha unha.

3 comentários sobre “Cortando as unhas…

  1. Pingback: Higiene dos gatos | Momentos de Glória

Deixe um comentário

